• Comunicação Glaycon Franco

Villas e Fazendas 20 anos: Glaycon Franco destaca importância de valorização do turismo e da cultura



O deputado Glaycon Franco marcou presença na solenidade de comemoração dos 20 anos do Circuito Villas e Fazendas, realizada em Conselheiro Lafaiete. Além de ressaltar a importância da valorização do turismo e da cultura local como instrumentos de desenvolvimento regional, o parlamentar anunciou também a destinação de recursos, por meio de emenda, para a demarcação, com totens de identificação, das vias gastronômicas que integram projetos do Circuito.

“Estamos liberando um recurso importante para fazer os marcos do caminho da via gastronômica, que fortalecerá os estabelecimentos da nossa região, mostrando a nossa culinária, o modo de fazer da comida mineira. Para que os turistas possam conhecer, com tranquilidade, as nossas riquezas a partir da melhor identificação das rotas”, disse.

Glaycon Franco, que já foi membro efetivo das comissões de Turismo e de Cultura da ALMG, aproveitou a oportunidade para lembrar o público presente de outras ações já executadas por meio de seus mandatos na Assembleia Legislativa de Minas, como a homenagem que reuniu 700 congadeiros na Casa Legislativa e o incremento de arranjos produtivos locais em cidades vizinhas - trazendo maior profissionalização, união de forças e desenvolvimento econômico.

“A solenidade do Congado foi uma das mais belas da história da Assembleia Legislativa, quem fala isso não sou eu, são os servidores da Casa. Foi a primeira vez que congadeiros de todo o Estado pisaram no tapete vermelho da Assembleia Legislativa. Criamos os arranjos produtivos locais, como o dos equídeos, em Lafaiete. Hoje, somos o maior berço do Concurso de Marcha. Criamos o APL da Palha, em Cipotânea e, de lá, saem trabalhos belíssimos. Criamos o APL da mexerica, em Belo Vale, e somos, atualmente, o segundo maior produtor dessa fruta no Brasil”, destacou.





Descentralização de recursos


Para o deputado Glaycon Franco, o interior de Minas Gerais é rico e repleto de potencialidades. “É importante que os recursos sejam compartilhados com o interior, não fiquem apenas na região metropolitana. Lutamos muito por isso em nossa atuação parlamentar. Temos potencialidades enormes e precisamos do apoio do governo do Estado”, salientou durante a solenidade. “Outra ação que estamos participando ativamente é a criação do Projeto Rotas, que vai justamente criar rotas turísticas para os turistas que transitam em nossa região”, completou.

Turismo de experiência


Com as flexibilizações municipais referentes ao avanço da vacinação contra a covid-19, um ponto destacado pelo parlamentar é o retorno dos cidadãos às viagens de lazer. “A pandemia deixou uma marca triste e forte na área da saúde, na economia. Hoje, as pessoas já programam novas viagens e não querem só conhecer riquezas naturais, que temos de sobra, mas também ouvir as histórias, os ‘causos’, conhecer as tradições de cada localidade, o turismo de experiências”, disse Glaycon Franco.


Para ele, o investimento no turismo e na cultura é primordial para que Minas Gerais alavanque sua economia. “O turismo e a cultura são bandeiras que carrego e é o que penso que fará com que Minas dê um salto maior em todos seus indicadores, sejam econômicos, sejam sociais ou culturais”, finalizou.

O evento contou com a presença da subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretariado e representantes dos 12 municípios filiados ao Circuito: Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira.


Confira outros registros da solenidade




3 visualizações0 comentário