• Comunicação Glaycon Franco

Segue disponível Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores

Atualizado: Nov 17



Lançado em outubro deste ano, o Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores continua disponível. Idealizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o serviço foi anunciado em audiência pública organizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


Para coleta das informações, a Semad disponibilizou formulários, em sua página na internet, que visam identificar os protetores de animais e organizações não governamentais e da sociedade civil que trabalham com o tema. O objetivo do trabalho é conhecer o cenário da fauna doméstica em MG e subsidiar a formulação e execução de políticas públicas estaduais.


O deputado Glaycon Franco, apoia a causa animal e os projetos que saem em defesa da fauna. Entre diversas ações na área, destaca-se a destinação de emenda parlamentar para aquisição de uma unidade móvel de castração animal para o projeto “Quem ama Castra”, que atende diversas cidades do Alto Paraopeba. A referência do sucesso em Conselheiro Lafaiete, sede do projeto, extrapola fronteiras. Em 2019 o município teve reconhecimento conferido pela WAP (World Animal Protection), organização não governamental, com sede em Londres, e representações em quase todos os países do mundo. Lafaiete conquistou o segundo lugar, perdendo apenas para Bogotá, capital da Colômbia.


“Atuamos em várias ações e projetos de defesa e proteção dos animais. Reconheço nos protetores a dedicação de quem muitas vezes usa recursos próprios, abre a própria casa para acolher estes seres e oferece amor e proteção. Com o cadastro eles serão ouvidos. Suas informações darão subsídio para elaboração de um verdadeiro mapeamento de dados com suas necessidades e características. Incentivo todos a se cadastrarem”, diz o deputado.

Cadastro


As informações obtidas estarão disponíveis na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), o que permitirá o compartilhamento de informações sobre o cenário dos protetores e das ONGs que atuam em Minas Gerais. Com o cadastro, a Semad busca ampliar a sinergia entre eles e também as ações promovidas pelo Estado.


O cadastro é feito inteiramente de forma virtual, no site da Semad, com dados que permitam entender a atuação das entidades e dos Protetores. Para realizá-lo, basta clicar aqui.


Com informações da Agência Minas de Notícias

23 visualizações0 comentário