• Comunicação Glaycon Franco

Saúde dos lafaietenses e da região é prioridade do deputado Glaycon Franco

Se a preocupação com a saúde da população de Conselheiro Lafaiete sempre esteve no radar de prioridades do médico e deputado estadual Glaycon Franco, não poderia ser diferente neste atípico ano de 2020, tristemente marcado pela pandemia de COVID-19. Graças, também, à ajuda do parlamentar, Lafaiete conseguiu se preparar para reduzir o avanço do novo coronavírus e, como cidade-polo do Alto Paraopeba, oferecer o suporte necessário aos municípios da região. A articulação política feita por Glaycon na Assembleia Legislativa e junto ao Governo de Minas Gerais acelerou os trâmites burocráticos para que Conselheiro Lafaiete fosse uma das primeiras cidades do estado a ter reconhecida a situação de calamidade pública, o que conferiu à Administração Municipal autonomia e maior liberdade para remanejar os recursos orçamentários a fim de implementar as medidas destinadas a atenuar os efeitos da pandemia. Os contatos estabelecidos pelo deputado com ocupantes de postos-chave na esfera estadual contribuíram decisivamente para a montagem do hospital de campanha, erguido em tempo recorde nas instalações do hospital São Camilo, bem como para o credenciamento, junto à Secretaria Estadual de Saúde, dos novos leitos de CTI abertos no Hospital São José (Maternidade). O grande diferencial deste esforço é que o hospital São Camilo poderá novamente funcionar a plena atividade quando a pandemia estiver superada; além disso, município e região poderão, no futuro próximo, contar com cerca de 20 vagas a mais de CTI para atendimento emergencial a pacientes graves de quaisquer patologias.

Mas a atuação de Glaycon Franco não se restringiu às negociações de bastidores. Valendo das prerrogativas a que tem direito no exercício do mandato, Glaycon Franco destinou a quantia de R$1.468.602,00 que já estão depositados na conta da Prefeitura para investimento na saúde. Outros 350 mil reais foram encaminhados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde para o custeio de despesas diversas, como a aquisição de medicamentos, por exemplo em apoio ao Hospital São José (Maternidade).

Glaycon também não se furta a fazer tudo que esteja ao seu alcance para assegurar aos pacientes, muitas vezes fragilizados pela enfermidade que enfrentam, ao menos o transporte digno durante os deslocamentos necessários ao tratamento. Agora em 2020, o deputado contemplou Conselheiro Lafaiete com emenda no valor de 246 mil reais para aquisição de duas ambulâncias modernas, eficientes e confortáveis. Ciente das dificuldades enfrentadas pelos hospitais filantrópicos para fazer frente a despesas inadiáveis, Emenda Parlamentar de autoria do deputado Glaycon Franco socorreu a Sociedade Hospital Queluz e a Associação Beneficente São Camilo com a doação de 100 mil reais a cada uma das instituições. Foram destinados, ainda, 60 mil reais ao fortalecimento da rede de urgência e emergência.

As ações de Glaycon Franco continuam para que os moradores de Lafaiete e região tenham assegurado o direito à saúde pública de qualidade.

#GlayconFranco #Lafaiete #Saúde

0 visualização0 comentário