• Comunicação Glaycon Franco

Programa Alô Minas chega a novas localidades com instalação de torres de telefonia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais, divulgou os municípios e localidades que serão contempplados com o programa "Alô, Minas!", que tem o objetivo de levar cobertura de telefonia móvel a locais sem acesso ao serviço.


Tal iniciativa é importante uma vez que, com acesso à internet e às novas tecnologias, mais mineiros poderão não apenas se conectarem aos familiares ou amigos, mas também promover desenvolvimento e geração de renda com a comercialização de itens que produzem em suas residências, sítios e fazendas, por exemplo.


O deputado estadual Glaycon Franco celebrou a execução deste programa, uma vez que vem lutando juntamente com prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios para garantir que a telefonia móvel chegasse em áreas rurais.


"Nosso mandato reconhece a relevância deste programa. Desde o início de minha atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, temos atuado fortemente para que aquelas localidades desprovidas de recursos e infraestrutura também sejam olhadas e atendida com a mesma atenção que regiões mais desenvolvidas. Encaminhamos ofícios e nos reunimos com os órgãos públicos constantemente e essa sempre foi uma pauta levada para conhecimento, em busca de soluções para o povo", destacou Glaycon.


Itatiaia


Outra localidade que o deputado estadual Glaycon Franco busca inclusão do programa Alô Minas é o povoado de Itatiaia, situado no município de Ouro Branco e que se destaca como referência para os amantes do turismo na região.


"Itatiaia é uma referência, com riquezas naturais e culturais que atrai muitos turistas. E, sem dúvida, a inclusão de Itatiaia no programa Alô Minas é de suma importância para os frequentadores, bem como para os comerciantes e moradores locais. Nosso mandato já está em contato com os órgãos do Executivo para que essa demanda seja estudada e vamos trabalhar para que também seja atendida", pontuou o deputado.


Mais segurança


Outro ponto destacado pelo parlamentar diz respeito à maior segurança que os moradores das áreas rurais passarão a ter com as torres de telefonia. "Sabemos que existem diversos casos de agricultores e moradores em pequenas localidades que são vítimas frequentes de assaltos. Com a nova tecnologia, ficará mais fácil para que, em casos de emergência, possam contatar os órgãos de segurança, como a Polícia", frisou Glaycon Franco.


Contrapartida


Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.


As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.


Confira alguns municípios e localidades que receberão as torres de telefonia:


1. Alfredo Vasconcelos - Distrito Potreiro

2. Belo Vale - Distrito Roças Novas dos Bandeirantes

3. Belo Vale - Distrito São Sebastião das Lajes

4. Belo Vale - Distrito Boa Morte

5. Capela Nova - Distrito Palmeiras de Capela Nova

6. Carmópolis de Minas - Povoado Japão Grande

7. Conselheiro Lafaiete - Gagé

8. Conselheiro Lafaiete - Almeidas

9. Entre Rios de Minas - Castro

10. Guaraciaba - Córrego Santa Maria

11. Guaraciaba - Penha

12. Jeceaba - Machados de Minas

13. Lagoa Dourada - Arame

14. Ouro Branco - Castiliano

15. Ouro Branco - Olaria

16. Ouro Branco - Cristais

17. Ponte Nova - Ana Florência

18. Presidente Bernardes - Cruzes

19. Senhora de Oliveira - Distrito Prudentes

20. Senhora dos Remédios - Distrito Japão



Foto ilustrativa

9 visualizações0 comentário