• Comunicação Glaycon Franco

Glaycon Franco reafirma apoio à parceria entre escolas públicas e agricultores familiares

A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete realizou, nesta semana, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER, o I Encontro Regional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar.

O público-alvo do encontro foram os agricultores, secretários municipais de educação, diretores e assistentes técnicos das escolas estaduais e nutricionistas das redes municipal e estadual de ensino.

Presente o deputado estadual Glaycon Franco, um dos maiores incentivadores do fornecimento às escolas públicas de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Glaycon Franco frisou que o Ministério da Educação e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Educacional (FNDE), sozinhos, não podem alcançar o almejado bom rendimento escolar e a boa alimentação dos estudantes: “Por isso, temos tido um olhar muito sensível para todas as pessoas que fazem parte do processo. Do secretário de Educação ao nutricionista, do professor aos alunos, até chegar à merendeira, que é quem, de fato, tem a capacidade de traduzir as normas e regras do programa numa saborosa refeição. Mais que isso, é necessário que toda a sociedade se envolva e participe das ações. Esta é nossa meta: ampliar a participação de todos”, destacou o parlamentar.

Até mesmo na área de produção dos alimentos tem gente envolvida com o PNAE: os agricultores familiares. Nosso envolvimento no tema é total”, concluiu Glaycon Franco.

Segundo Maria de Lourdes Reis Silva Beato, titular da Superintendência Regional de Ensino, sediada em Conselheiro Lafaiete, o objetivo principal do encontro foi orientar os profissionais das escolas sobre à venda e aquisição de produtos da Agricultura Familiar no âmbito do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar para melhorar a qualidade das refeições oferecidas aos alunos. Além disso, o evento possibilitou o estreitamento das relações entre agricultores, escolas estaduais e secretarias municipais de educação dos 18 municípios jurisdicionados à oitava S.R.E, bem como destes, com as entidades representativas e instituições do poder público, para, em conjunto, buscarem soluções para melhorar o acesso aos mercados locais, nos âmbitos municipal e regional principalmente quanto às questões relacionadas à assistência técnica, adequação sanitária, gestão e logística.

Outro momento importante, ainda de acordo com Maria de Lourdes, foi a pauta sobre a reforma trabalhista e da previdência social, atualmente em curso, e os seus impactos para o produtor rural e da agricultura familiar, bem como da agroindústria familiar. Foram elucidadas muitas dúvidas dos participantes.

Maria de Lourdes afirmou ainda que serão organizados novos encontros, em polos menores, para atender com mais especificidade às questões de cada comunidade.

Considerado uma das iniciativas mais bem-sucedidas na área educacional brasileira, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) completa 63 anos agora em 2018. Executado e gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é a mais antiga política pública de segurança alimentar e nutricional do Brasil, que reuniu ao longo dos anos avanços que lhe renderam o título de referência para outros países, no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No ano em que comemora 63 anos, as ações do PNAE se pautaram na intenção de levar a experiência do programa para além das esferas de gestão, e envolver alunos, professores, pais e até mesmo atores que nem sempre tiveram o reconhecimento e destaque merecido. Por exemplo, as merendeiras, que neste ano serão as estrelas do reality show Super Merendeiras, promovido pelo MEC e FNDE, em parceria com a TV Escola. No programa de TV, que será transmitido para todo o país, as vencedoras das duas primeiras edições do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar compartilharão suas experiências e, sem dúvida, vão inspirar os milhares de profissionais que atuam na área todos os dias.

Encontro regional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar organizado pela SRE de Lafaiete.


0 visualização0 comentário