• Comunicação Glaycon Franco

Glaycon Franco propõe criação do Fórum Intermunicipal Permanente das Vertentes

Durante reunião conjunta entre a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (Amma) e Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), o deputado Glaycon propôs a criação do Fórum Intermunicipal Permanente das Vertentes.

“Um momento histórico e uma oportunidade única de reunir três das mais importantes associações de municípios do estado e definir estratégias compartilhadas de defesa dos interesses regionais”. Desta forma, o deputado resumiu o encontro realizado em Queluzito na sexta-feira, 10 de maio.

Fiel às suas convicções municipalistas, Glaycon reforçou a necessidade da união e do apoio mútuo entre as cidades para a conquista de pleitos e demandas que beneficiam a população como um todo: “A intenção é discutirmos, juntos, o que pode ser feito para alavancar o desenvolvimento econômico. Já conseguimos avanços significativos; basta lembrar o reconhecimento das vocações de nossa região por meio de arranjos produtivos locais como a APL do biscoito em São Tiago, da criação de Equídeos em Conselheiro Lafaiete e do artesanato de palha em Cipotânea. São vários avanços que conseguimos e que já estão dando frutos. O fortalecimento de nossos circuitos turísticos é mais uma das bandeiras que defendemos como rota de diversificação da nossa economia”.

Glaycon saudou a presença no, encontro, do secretário de estado adjunto de desenvolvimento econômico, Adriano Magalhães, como um indicativo de que o caminho para o crescimento econômico da região está sendo pavimentado: “Nossa região tem a peculiaridade de concentrar as principais mineradoras e siderúrgicas do estado. Por isso, vamos conclamar essas empresas e o Poder Público para que, juntos, possamos alavancar a economia regional sem perder de vista nossas vocações locais. A usina termelétrica de Queluzito, uma proposta gestada na Amalpa, hoje é um projeto de governo que gerará empregos e energia para toda a região”.

O deputado informou que está empenhado na extensão, até Lafaiete, do ramal turístico-ferroviário que interligará Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana. Outra ideia defendida por Glaycon Franco consiste na utilização da BR-040 para escoar a produção regional: “Sou membro da Comissão Pró Ferrovias da Assembleia Legislativa e estamos discutindo investimentos na ampliação da malha que interliga Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana, para que ela chegue a Conselheiro Lafaiete e incremente o turismo religioso e cultural na região. São várias situações em que já estamos trabalhando e tenho a certeza de que frutos positivos serão colhidos em breve”.

Fórum Permanente

Por fim, Glaycon Franco conclamou os municípios a reforçar a parceria se associando no que seria o “Fórum Intermunicipal Permanente das Vertentes”: “Tivemos um encontro histórico, nunca acontecido anteriormente no âmbito da Amalpa, Amma e Amver. Julguei prudente conclamar nossas lideranças, incluindo, neste chamado, os prefeitos, vereadores e o empresariado, a se unirem no Fórum Intermunicipal Permanente das Vertentes. Tenho certeza de que a sugestão será acatada pelas respectivas associações porque, através deste fórum, poderemos discutir os problemas, trocar experiências e nos fortalecer para cobrar dos governos do estado e federal, como já acontece em outras regiões de Minas. Precisamos conquistar maior representatividade para que nossa voz seja ouvida. Este fórum seria o pontapé inicial para demonstrarmos nossa união”, avaliou o deputado.

Vários líderes políticos da região estiveram presentes no evento


#Fórum #Municípios #Amver

0 visualização0 comentário