• Comunicação Glaycon Franco

Glaycon Franco fortalece política do Artesanato e entrega Carteira Nacional do Artesão a Lafaietense

Na sexta-feira, 21/03, no Solar do Barão de Suassuí, foi realizada a cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão no município de Conselheiro Lafaiete. O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado, Antônio Fernando Máximo.

A iniciativa de realizar o reconhecimento dos artesãos de Conselheiro Lafaiete foi do deputado Glaycon Franco, que contou com o apoio da prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do estado de Minas Gerais, por meio da Seedif – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais.

A Carteira Nacional do Artesão, além de ser um reconhecimento da profissão, possibilita, entre outros benefícios, a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, em oficinas e cursos de artesanato.

Gratuita, a carteira somente é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Antes de obter o registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é conferida pela coordenação estadual do artesanato.

O deputado tem realizado diversas ações em favor do artesanato, que tem um peso significativo na economia de muitas famílias de Conselheiro Lafaiete e região. Inicialmente, Glaycon enviou recursos para aquisição de equipamentos para a “Feira e Arte”, que é realizada na cidade, onde os artesãos podem comercializar seus produtos. Glaycon também solicitou uma cadeira para os artesãos mineiros no Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais – Consec, em maio de 2017, já em avançado estágio de aprovação. O deputado criou a Frente Parlamentar em Defesa do Artesanato Mineiro na ALMG e seu gabinete participou dos grupos de trabalho para legislação do programa “+ Artesanato” do Governo de Minas.

Foram realizadas, a pedido de Glaycon Franco, que é membro da Comissão de Cultura da Assembleia de Minas, audiências públicas para serem debatidas as questões do artesanato na região, contando com expressiva participação de setores ligados à cadeia do artesanato.

Segundo o deputado “A Carteira Nacional do Artesão, que reconhece a profissionalização dos nossos trabalhadores da área, vem coroar uma série de ações em favor do artesanato. É uma cadeia que movimenta 50 bilhões de reais por ano no Brasil, envolvendo cerca de 8,5 milhões de pessoas. Nossa região tem um rico artesanato, que merece destaque. Nossos artesãos são trabalhadores dedicados e comprometidos com a qualidade do seu produto. Merecem ser reconhecidos. Assim, provoquei os órgãos competentes e conseguimos, agora, completar o ciclo, com a documentação desses profissionais“, afirmou, alegando, ainda, que “… é um importante fator econômico. Tenho muita preocupação com emprego e renda, e esta atividade fortalece a economia dos lares de nossos cidadãos.”

O deputado agradeceu o apoio do prefeito Mário Marcus e do Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, além de reconhecer, também, o importante trabalho da Seedif na construção deste processo.

O Subsecretário de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, Pedro Leão, também presente ao evento, falou sobre a importância do cadastramento e do reconhecimento do profissional artesão, agradecendo ao deputado Glaycon Franco por ter se interessado por essa importante parcela da cadeia produtiva da cutura mineira.

O ex-Secretário Wadson Ribeiro, que dirigiu a Seedif até janeiro, reforçou a importância da cadeia produtiva, valorizando o artesão e reconhecendo o esforço do deputado Glaycon.

O prefeito Mário Marcus manifestou-se dizendo que a prefeitura de Conselheiro Lafaiete está de portas abertas para esta importante atividade, reconhecendo, também, o trabalho dos artesãos da cidade e do deputado Glaycon Franco na realização de políticas para o artesanato.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes, o Sr. Renato Lisboa, que representou as instituições e a Sra. Maria Aparecida Nascimento, que compôs a mesa diretiva dos trabalhos representando seus colegas artesãos.

Renato, Pedro Leão, Fernando Máximo, Geraldo Lafayette, Mário Marcus, Wadson Ribeiro e Maria Aparecida, enquanto o deputado Glaycon discursava.


Significativo público prestigiou o evento


0 visualização0 comentário