• Comunicação Glaycon Franco

Glaycon defende políticas públicas com união e fortalecimento regional

Reunião Conjunta entre Amalpa e Amver é um sucesso

O encontro realizado no dia 1º de dezembro em Tiradentes, entre a Amalpa – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba e Amver – Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes levou, à cidade de Tiradentes, lideranças do Alto Paraopeba e Campo das Vertentes, com o propósito de oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações.

O trabalho político do deputado estadual Glaycon Franco, articulador do evento, foi exaltado pelos prefeitos de Lafaiete e de Ritápolis e, respectivamente, presidentes da Amalpa e Amver, Mário Marcus Leão Dutra e Higino Zacarias de Sousa.

Higino Zacarias de Sousa, em seu discurso, também destacou a importância do encontro: “Acho que hoje, sem dúvida alguma, é um dia histórico para todos nós. É a primeira vez que a Amalpa e a Amver se reúnem. Vamos ter que lutar para que isto se torne rotineiro e, com isso, fortalecer nossas regiões”.

O prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, reforçou o pensamento de Higino: “Estamos vivendo um momento histórico. Temos aqui duas associações fortes, reunidas pela primeira vez não somente para uma troca de ideias, mas, sim, para fortalecermos nossa representação política junto ao Estado. Este momento sela um novo patamar de relacionamento para a nossa região em um esforço comum para superar e encarar os desafios. Juntos somos mais fortes e com poder de mobilização e reivindicação. Este encontro é um marco para Minas”.

Glaycon Franco também pontuou sobre a relevância da reunião: “Meu foco sempre foi o fortalecimento da nossa região. Aos poucos, estamos conquistando isto. Este evento aqui, hoje, comprova isto. É um marco histórico mesmo. Aproveito para propor que, num segundo passo, seja feito um convite à AMMA – Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira, com sede em Barbacena, para que caminhem conosco.”

O deputado exaltou o trabalho do secretário-adjunto de turismo, Gustavo Arraes. “Quando eu apresentei a ele o projeto dos Caminhos de São Tiago, elaborado pelo médico dr. Elias de Lima, o Gustavo abraçou a ideia e agora estamos ai implantando este projeto, que eu acredito será o grande propulsor do turismo destas duas regiões.”

Em sua fala, o secretário-adjunto de turismo, Gustavo Arraes, reforçou que o turismo será a atividade impulsionadora do desenvolvimento econômico de Minas e da região. Já o consultor técnico do Sebrae e ex-prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, apontou que os municípios precisam gerar renda, através do incentivo ao empreendedorismo.

Marcelo Franco, consultor do Codap – Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba, expôs a iniciativa de criação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, por meio da entidade congregando os municípios consorciados.

Já os professores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, apresentaram aos prefeitos um sistema capaz de gerir e controlar o transporte escolar diminuindo custo dos serviços através do controle de rota.

Carta de reivindicação

Ao final da reunião, os presidentes Mário Marcus (Amalpa) e Higino Zacarias (Amver), apresentaram uma carta com as reivindicações dos municípios que compõem as duas regiões. O documento foi assinado pelos prefeitos e será enviado ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

Foto oficial da reunião da Amalpa


0 visualização0 comentário