• Comunicação Glaycon Franco

Dia do Rádio

Atualizado: Mai 20

O rádio é um eficiente canal de comunicação, ele tem diversas características que o torna um veículo de massa. A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, quando o Presidente Epitácio Pessoa discursou na cidade do Rio de Janeiro, em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil.

Já em Minas Gerais essa transmissão ocorreu por meio da Rádio Inconfidência, há mais de 80 anos, com a iniciativa de ser uma rádio difusora no estado. Criada e articulada pelo secretário de Agricultura e Obras, Israel Pinheiro, com objetivo de unir o Brasil rural à capital mineira, na década de 1930. Por muitos anos, “O Gigante do Ar” como é conhecida, cumpriu seu papel de propagar música, informação, cultura e cidadania aos quatro cantos de Minas, do Brasil, e do mundo, ganhando carinhosamente esse apelido, tamanha sua importância para a história.

A emissora recebeu prêmios importantíssimos e é um dos patrimônios mais ativos, estando sempre presente nos principais acontecimentos de Minas Gerais, sendo ainda um dos meios de comunicação mais acessados pelos mineiros. Conselheiro Lafaiete, cidade natal de Glaycon Franco, também tem forte rede de comunicação por meio do rádio, composta por emissoras como Rádio Carijós, Cidade, Queluz, São Francisco e outras. O deputado parabeniza todos esses gigantes que acompanham e inspiram o povo mineiro, levando informação e entretenimento onde outras mídias não chegam.

#MinasGerais #Rádio

2 visualizações0 comentário