• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon presente a importante momento da história de Lafaiete

O deputado estadual Glaycon Franco participou na última quarta-feira, dia 4 de julho, da solenidade de apresentação e entrega do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete.

O evento, que reuniu inúmeros representantes de vários setores da sociedade lafaietense foi realizado no auditório da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete.

Complexo, o Planejamento Estratégico, buscou definir e compreender a realidade territorial de Lafaiete. Agora, apresentado de maneira formal à sociedade, a ideia é buscar um processo de construção permanente. Foi isto que explicou Tom Pires, que numa apresentação detalhada, mostrou aos presentes o Lafaiete 2037.

Muito bem estruturado, o Planejamento Estratégico apresenta ainda muitos desafios. Entre eles, buscar o crescimento econômico lafaietense agregado ao desenvolvimento de todo Alto Paraopeba, microrregião que abriga Lafaiete e cidades que compactuam com fatores em comum ou divergentes.

Em sua fala, o deputado Glaycon destacou o trabalho das muitas pessoas, entidades e organizações que ousaram trabalhar o Planejamento Estratégico e puxar para si o destino do futuro de Lafaiete. E elencou ações que já estão em andamento para a efetivação do mesmo. “É brilhante o que temos aqui hoje. Ver tantas pessoas buscando definir o futuro de uma cidade; de olho no seu potencial, mas entrelaçado com o potencial de toda uma região. Quero parabenizar a todos que, de forma direta ou indireta, construíram este planejamento. Muita coisa já está em andamento e outras tantas estão por vir, mas tenho a obrigação de citar algumas, como a conquista de trazer para Lafaiete o escritório do DEER, a conquista da devolução do terreno da COHAB, o reconhecimento de Lafaiete com o APL da Equidiocultura, o reconhecimento de nossos artesãos, a valorização e resgate do nosso congado, do nosso festival de teatro. Enfim, são inúmeras as ações que já pavimentam o Planejamento Estratégico que ouso afirmar que estamos no caminho certo. Não posso, de forma alguma, deixar de citar, a vinda para Lafaiete do escritório de uma Unidade de Perícia Médica da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEPLAG); que irá beneficiar mais de 7 mil pessoas, uma conquista histórica, aguardada por anos, que agora se torna realidade”.

O que é?

O Planejamento Estratégico defini diretrizes para Conselheiro Lafaiete durante os próximos 20 anos. Com uma visão de desenvolvimento e crescimento a curto, médio e longos prazos; representantes do meio empresarial, setor público e sociedade civil se reuniram por mais de um ano para elaborar esse planejamento. Tendo como visão principal fortalecer a posição de Lafaiete como polo comercial, serviços e entretenimento do Alto Paraopeba, consolidada e reconhecida como referência na economia do cavalo alcançada até 2037, o plano ainda traz metas ousadas, não somente focada no desenvolvimento econômico, mas também no desenvolvimento da representatividade política de Conselheiro Lafaiete.

Deputado Glaycon Franco, que participou da elaboração do Planejamento Estratégico Lafaiete 2037, parabenizou a iniciativa, que passa a ser um marco na história da cidade


Evento serviu para apresentar o Planejamento Estratégico e dar posse aos membros do recém criado Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico


0 visualização0 comentário