• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon Franco se encontra com pequenos produtores e reafirma benefícios da agricultura fam

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conselheiro Lafaiete reuniu os filiados nesta sexta-feira (27/04). O presidente da entidade, Geraldo da Silva Dias Campos, explicou que as assembleias fazem parte da dinâmica administrativa da entidade: “Obrigatoriamente, a gente se reúne duas vezes por ano: na primeira, em novembro, definimos a verba com a qual iremos trabalhar no ano seguinte; na segunda, que ocorreu agora, submetemos a aprovação os gastos que fizemos ao longo de 2017. Graças a Deus, está tudo aprovado. ”

Deputado reforçou o valor inestimável dos trabalhadores rurais


A assembleia no sindicato rural de Lafaiete contou com a presença do deputado estadual Glaycon Franco. Ele disse que, mais do que para falar aos trabalhadores rurais, estava na reunião para ouvi-los e aprender com eles. Porém, o presidente Geraldinho fez questão de salientar a importância da atuação do deputado em prol dos pequenos produtores de toda a região: “Glaycon é gente nossa, um deputado da terra que sabe exatamente o que a gente precisa. É fundamental contarmos com o apoio de um deputado que conhece nossa luta e defende nossos interesses junto ao governo de Minas Gerais. Ele está com a gente há muitos anos, desde que trabalhava como médico na Maternidade e atendia ao nosso pessoal sempre que precisávamos. É um excelente médico que se tornou também excelente deputado. ”

Glaycon Franco aproveitou a oportunidade proporcionada pela assembleia para novamente, conscientizar os trabalhadores do campo sobre as vantagens de aderir ao programa de abastecimento às escolas públicas com alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A parceria, conforme o próprio deputado frisou, resulta em alimentos de inquestionável qualidade para os estudantes e garantia de comercialização de toda a produção obtida pelos produtores: “Sempre acompanhamos de perto o inestimável serviço que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais presta a Conselheiro Lafaiete e região, fruto do empenho de toda a diretoria e de seu presidente, o nosso amigo Geraldinho. Sabemos que mais de 75% dos alimentos produzidos em Minas Gerais provêm da agricultura familiar, que também responde por cerca de 70% do emprego e da renda gerados no campo. Nos municípios com população de até 20 mil habitantes, a base da economia é sustentada pela agricultura familiar. Nosso propósito é valorizar o trabalho incansável destas pessoas, que labutam de segunda a segunda, sem conhecer feriado, para que o alimento nunca falte na mesa dos brasileiros. Por isso, aproveitei para colocá-los a par do importante encontro que tivemos recentemente com todos os diretores de escolas da região, convidados pela Superintendência Regional de Ensino (capitaneada por nossa companheira Lourdinha Beato), quando recordamos a lei que determina que os estados, os municípios e as escolas comprem, no mínimo, 30% dos produtos oriundos da agricultura familiar. ”

Glaycon observou que, muitas vezes, as escolas e os municípios têm dinheiro em caixa para cumprir o que determina a legislação, mas não encontram fornecedores de quem adquirir os alimentos. Por isso, o deputado conclamou os pequenos produtores a se organizarem o quanto antes para se adequarem aos padrões exigidos e se consolidarem como fornecedores da rede pública: “Isso aumentará a renda das famílias, fazendo com que os agricultores familiares prosperem e passem a gerar empregos, contribuindo desta forma para que nossos jovens permaneçam no campo. Sabemos que a maioria dos jovens que foram criados no campo querem permanecer lá. Só não continuam porque não encontram as condições necessárias para exercer a atividade agrícola ou pecuária para a qual se prepararam. Já pus meu gabinete à disposição para que possamos promover encontros de conscientização que permitam a colocação em prática desta lei, que favorece de fato nossos agricultores familiares”, declarou o deputado.

Glaycon Franco participa de assembleia, com diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lafaiete que reuniu filiados de Lafaiete e região


0 visualização0 comentário