• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon Franco relata projeto defendendo saúde visual de estudantes

Durante a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do dia 11/04, o deputado e membro da comissão, Glaycon Franco, atuou como relator e aprovou o Projeto de Lei n°.997/2015.

O projeto quer tornar obrigatório a apresentação de resultados de exame oftalmológico completo das crianças que se matriculam na 1ª série do ensino fundamental nas escolas da rede estadual e particular, até 60 dias após a data da matrícula. Nos termos da proposição, a escola ficará obrigada a verificar a realização de tal exame e, caso não tenha sido feito, deverá solicitá-lo, em papel timbrado, aos serviços de assistência social e saúde disponíveis.

Segundo o relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, em outubro de 2013, cerca de 19 milhões de crianças com menos de 15 anos tenham algum tipo de problema visual e que, desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas. E que 1,5 milhões destas crianças nunca mais voltarão a enxergar e 30% delas vão morrer antes de completar dois anos de idade.

Sabendo da importância e, principalmente da gravidade deste assunto tão pouco falado ou discutido em meio a sociedade, Glaycon mostrou apoio ao projeto que poderá fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Ficamos impressionados com o número de crianças acometidas por algum tipo de problema visual e, por isso, relatei favoravelmente o parecer. Como médico, sei da importância de se fazer um exame oftalmológico na infância já que os olhos se desenvolvem até os 7 anos de idade, além dos outros sintomas que podem dificultar o aprendizado dessas crianças”, afirmou Glaycon.

0 visualização0 comentário