• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon Franco propõe força tarefa para restaurar templo no Vale do Piranga

Em recente visita ao distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, no município de Piranga, o deputado estadual Glaycon Franco (PV) conheceu de perto a realidade do patrimônio histórico e religioso formado pelo conjunto da igreja de Bom Jesus do Matosinhos.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN), em 1996, o Santuário é composto pela igreja e por casas baixas, destinadas a abrigar os romeiros na época das festas.

Ação do tempo e a falta de obras de revitalização, vem deixando os moradores do distrito e devotos de Bom Jesus preocupados com o desgaste do prédio.

Em conversa com as lideranças locais, detectamos que é preciso fazer uma corrente de forças para salvar o centenário templo do Vale do Piranga. Dessa forma colocamos a equipe técnica do nosso gabinete a disposição dos líderes dessa empreitada, que lutam para restaurar esse importante monumento da história de Minas Gerais”, destacou Glaycon.

Segundo informações do deputado, a ideia é buscar um caminho para revitalizar a igreja do Bom Jesus de Bacalhau, como é conhecido o distrito de Piranga. “Vamos, através do nosso gabinete na Assembleia, ajudar nessa força tarefa para abrir portas junto a Secretaria de Estado da Cultura, Ministério Público, iniciativa privada, enfim, de mãos dadas com os moradores carrear apoio para essa causa”, explicou.

O parlamentar, durante a conversa com as lideranças comunitárias de Santo Antônio de Pirapetinga, enumerou ações realizadas pelo mandato para resgate da cultura regional, seja com doação de instrumentos para guardas de congado e folias de reis ou pelo apoio a grupos de teatros, bem como de assistência a bandas de música.

Detalhe, o Jubileu em devoção ao Bom Jesus de Bacalhau, no município de Piranga, acontece de 1 a 15 de agosto, dentro de uma tradição centenária que atrai milhares de romeiros todos os anos.

0 visualização0 comentário