• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon Franco participa de evento em apoio à memória de Lafayette Rodrigues Pereira

O deputado estadual Glaycon Franco, representante do Território das Vertentes, participou, no dia 17 de abril, da solenidade de assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado de Minas Gerais com o Programa “Caminhos de Conselheiro Lafayette”, desenvolvido pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.

A solenidade homenageou Lafayette Rodrigues Pereira (1834-1917) teve seu nome marcado na história política, jurídica e intelectual de Minas Gerais e do Brasil, com grande reflexo no cenário internacional. Concebido em 2009 com o lançamento das obras “Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre Queluzense”, e “Lafayette- um jurista do Brasil”, o programa tem caráter de pesquisa, catalogação, divulgação e criação de produtos e busca ampliar o contato da população com a obra e a memória do político que foi primeiro-ministro de Dom Pedro II, de 1883 a 1884, e ocupou a cadeira que pertencia a Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras, principalmente por sua produção no campo do Direito.

Durante a cerimônia, o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo assinou o termo de cooperação para esse trabalho de pesquisa. “Como intelectual, jurista e político, Conselheiro Lafayette Rodrigues foi uma das figuras mais marcantes da vida pública brasileira. Contribuir para o êxito dessa iniciativa do grupo LESMA é tanto valorizar a história mineira e brasileira quanto exercer uma parceria muito positiva com um dos núcleos culturais mais ativos do nosso estado”.

Glaycon também falou sobre a valorização de um lafaietense em âmbito estadual e da importância deste projeto para o município: “Conselheiro Lafaiete é uma cidade importante pelo seu trabalho que ajuda aquecer a economia dos municípios do seu entorno mas, também, pela sua gente, pessoas ricas em conhecimento, cultura e força de vontade. As obras de Lafayette são muito importantes pois trazem a rica história de Conselheiro Lafayette, nosso conterrâneo. A trajetória de Lafayette merece ser pesquisada e contada na nossa região”, afirmou Glaycon.

O evento contou com a presença de diversas autoridades nos mais variados segmentos da sociedade de Conselheiro Lafaiete e do estado de Minas Gerais.

0 visualização0 comentário