• Comunicação Glaycon Franco

Deputado Glaycon Franco busca mais recursos para os grupos de teatro amador do estado

Na busca pela valorização da cultura do estado, o deputado estadual Glaycon Franco, que faz parte da Comissão de Cultura, participou no dia 23/09, da Audiência Pública que discutiu as condições do teatro amador em Minas Gerais, e as políticas públicas direcionadas a esse setor.

Durante a reunião, o deputado Glaycon declarou que existem vários festivais de teatro amador, que

não recebem o apoio do governo do estado, exceto os festivais de teatro de Belo Horizonte, e que as atuais leis de incentivo à cultura precisam beneficiar, também, as pequenas iniciativas do interior, que hoje, encontram grandes dificuldades de fazer a captação de recursos.

Precisamos avançar mais em políticas públicas voltadas para esses grupos de teatro. Nós temos que nos organizar para termos mais representatividade e, poder cobrar uma ação concreta dos nossos governantes, busco não apenas o benefício para as companhias de teatro, mas para todas áreas da cultura”, afirmou o deputado Glaycon Franco.

Foram apresentados também, na audiência, outras propostas como o uso de prédios públicos abandonados para atividades culturais no interior; a realização de editais específicos para o teatro amador; a criação de vagas para grupos de teatro do interior dentro do Conselho Estadual de Cultura e a elaboração de leis para apoiar viagens de intercâmbio teatral entre as cidades mineiras.

Sobre as propostas discutidas, o secretário de Estado e Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo, sentiu-se contente em participar da importante reunião requerida pelo deputado Glaycon Franco e, mostrou-se adepto as ideias apresentadas e prometeu fazer um levantamento dos espaços que poderiam ser aproveitados.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, secretário adjunto de Cultura, Bernardo da Mata Machado, superintendente de Interiorização e Ação Cultural, João Miguel, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais, Maria Magdalena Rodrigues da Silva, coordenador do Festival Nacional de Teatro de Araguari Nassim Pereira Guerra, atriz, representando Márcio Sabones, coordenador do Festival de Teatro de São João Nepomuceno- Nepopó, Joseane Faria de Figueiredo, atriz e presidente da Cia. de Artes Asa do Invento de Governador Valadares, Nazza Amaral, diretora do Grupo Tupam e coordenadora do Festival de Teatro Universitário de Patos de Minas, Consuelo Nepomuceno, Instituto Cultural In Cena/Universidades Federal dos Vales do Jequetinhonha e Mucuri, Vanessa Juliana da Silva, Coordenador do Festival de Teatro de Ubá, Lucas Menezes e o diretor da Casa do Teatro de Conselheiro Lafaiete e organizador do Festival de Artes Cênicas, Geraldo Lafaiete.

0 visualização0 comentário