• Comunicação Glaycon Franco

Deputado estadual Glaycon Franco cobra melhorias na BR-040

No dia 10 de junho, a Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizou audiência pública no município de Conselheiro Lafaiete, com vistas a discutir as intervenções que vêm sendo realizadas na BR-040.

A audiência foi requerida e presidida pelo deputado Glaycon Franco, que é criador e presidente da Frente Parlamentar em defesa da BR-040, atendendo a reivindicação de moradores de vários dos municípios cortados pela rodovia e de municípios que são indiretamente afetados pelas modificações provocadas pela concessão.

Para fortalecer a discussão em torno da BR-040, o deputado Glaycon convidou prefeitos, vereadores e a população dos municípios interessados, a Concessionária Via 040, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o DNIT, representantes de sindicatos de transportes de cargas e de passageiros, entre outras autoridades e representantes de movimentos sociais. A audiência ocorreu com grande público, que lotou a Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete.

Dentre as demandas citadas, destacam-se as de retirada do tráfego de longa distância do centro de Conselheiro Lafaiete, por meio de uma alça viária a ser construída na BR-040, a duplicação da estrada, a construção de passarelas, túneis, iluminação da via, entre outras intervenções.

A população que esteve presente à reunião teve a oportunidade de se expressar em relação as mudanças positivas e negativas que estão sendo realizadas desde o ano passado, pela Via Concessionária Via 040 que, como de costume, não compareceu, além de outros pedidos de melhoria de acordo com cada trecho.

Durante a audiência, o especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Marcelo Alcides dos Santos, ressaltou que, ainda que a concessionária e a prefeitura consintam a mudança, ela ainda será analisada pela ANTT.

Por sua vez, Glaycon apresentou algumas demandas de melhoria na BR-040 e mostrou-se insatisfeito com o edital de concessão da estrada por não ter sido elaborado de acordo com a demanda da população que vive no entorno da via. Glaycon também criticou a cobrança do pedágio que vem sendo realizado próximo a Conselheiro Lafaiete e tentativa de bloqueio de várias estradas que já existem há muitos anos na região.

A audiência foi muito importante pois apresentamos os problemas que têm causado transtornos para motoristas e pedestres que transitam na BR-040. Também mostrei o meu descontentamento com a desativação de algumas estradas vicinais e a necessidade de construção e reforma das vias de acesso para pedestres.”, ressaltou Glaycon.

O deputado, ao final da audiência, comunicou que fará representações ao Ministério Público Federal com vistas a investigações que poderão culminar com o bloqueio da cobrança de pedágio enquanto a concessionária não cumprir o avençado no contrato. Representará, também, pela manutenção do acesso na estrada da Lagartixa, entre Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni.

0 visualização0 comentário