• Comunicação Glaycon Franco

Comissão Parlamentar Pró-Ferrovias Mineiras terá Glaycon Franco como membro titular

O deputado Glaycon Franco assumiu, como titular, uma vaga na Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, criada recentemente, para discutir as condições das Ferrovias no estado de Minas Gerais.

A ferrovia é um importante vetor de desenvolvimento regional, principalmente para a região do Alto Paraopeba, e para todo o Brasil. Discutir esta questão é de suma importância, uma vez que o aumento do volume de cargas tem ampliado o número de veículos de carga pesada nas rodovias, que não têm sido ampliadas na velocidade necessárias. A necessidade de ampliação do tráfego ferroviário, para absorver parte da demanda ampliada é um dos temas a serem debatidos na comissão.

Diversas regiões do estado são impactadas pela ferrovia, mas a região de Conselheiro Lafaiete é uma das mais antigas, tendo a sua estação sido inaugurada em 1883, uma das primeiras de Minas Gerais. Isso faz com que a região tenha sido uma das primeiras impactadas pelo desenvolvimento causado pela chegada das linhas férreas.

O deputado Glaycon Franco integrará a comissão com o objetivo de incluir a região nos planejamentos futuros para o modal ferroviário em Minas Gerais.

Em manifestação na reunião extraordinária da comissão, realizada no dia 13 de junho, o deputado deixou clara a intenção de estar disponível para contribuir para a melhoria do planejamento dos investimentos na região, o que impactará, certamente, na economia local. Lamentou a redução de investimentos, que causado redução da atividade ferroviária na região desde a década de 50.

Afirmou, ainda, ao final da reunião, que “Países desenvolvidos têm dado mais atenção à estrutura ferroviária. Temos que olhar para o futuro e aproveitar a oportunidade para incluir o estado e a nossa região nos planejamentos de melhoria do modal ferroviário. Todos ganharemos com essas providências.”

Glaycon já determinou estudos sobre a ferrovia na região e atuará fortemente na comissão para garantir a defesa dos interesses de Minas e do Território de Desenvolvimento das Vertentes no planejamento nacional.

Glaycon Franco participa de comissão.


A comissão contará com a participação permanente de diversas instituições que se ocupam da temática ferroviária.

0 visualização0 comentário